Estabelecimentos são notificados por exploração de trabalho infantil em praias de Salvador e RMS
Registro maior foi feito em bancas de acarajé
Foto: Divulgação/ SRT
Ao menos 39 crianças foram retiradas de trabalhos infantis nas praias de Salvador e região metropolitana no último sábado (13), após uma ação da Superintendência Regional do Trabalho (SRT), que notificou 16 estabelecimentos no local.
De acordo com a SRT, o maior registro de exploração de mão de obra infantil ocorreu em bancas de acarajé, onde do total, nove foram aplicadas a baianas de acarajé. Uma das vendedoras, na praia de Guarajuba, contava com o trabalho de seis crianças.
Em Salvador, as fiscalizações foram realizadas com a Guarda Civil Municipal de Salvador, agentes da Polícia Militar e auditores fiscais do trabalho, nas seguintes praias: Ribeira, Boa Viagem, Rio Vermelho, Buracão, Paciência, Amaralina, Jaquaribe, Piatã, Stella Maris e Praia do Flamengo. Já na Região Metropolitana da capital baiana foram na praia de Ipitanga (em Camaçari) e Vilas do Atlântico (Lauro de Freitas).
Em um dos casos, de acordo com a SRT, uma criança de sete anos foi encontrada vendendo cocada enquanto os pais consumiam bebida alcoólica sentados. Os donos dos estabelecimentos foram responsabilizados administrativamente.