Salvador

Estações do BRT passam a distribuir preservativos em Salvador

Inicialmente, sete pontos estarão disponíveis para os usuários do modal; saiba quais

Por Da Redação
Ás

Estações do BRT passam a distribuir preservativos em Salvador

Foto: Divulgação

As estações do BRT de Salvador contam, agora, com a distribuição gratuita de preservativos para os usuários do modal. Inicialmente, os dispensadores de acrílico estarão disponíveis em sete estações do transporte público: Hiper, Pituba, Vale das Pedrinhas, Lapa, Cidade Jardim, HGE e Vasco da Gama. A novidade foi divulgada nesta sexta-feira (23), pela Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob). 

O objetivo da ação é estimular a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. A iniciativa parte da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Diretoria de Vigilância à Saúde (Dvis), em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).

“Essa é mais uma importante parceria para fortalecer a prevenção em nossa cidade através da facilitação do acesso ao preservativo, o método mais conhecido e eficaz para se prevenir da infecção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, como a sífilis, gonorreia e alguns tipos de hepatites, além de evitar uma gravidez não planejada”, afirma o secretário da Saúde, Alexandre Reis.

O secretário da Semob, Fabrizzio Muller, também destaca a relevância da iniciativa.  “Esse tipo de ação num local movimentado como é uma estação do BRT, onde passam milhares de pessoas todos os dias, ajuda a conscientizar sobre a importância do uso do preservativo para se prevenir de infecções sexualmente transmissíveis. Essa iniciativa, junto com a Secretaria Municipal da Saúde, não apenas leva a prevenção para mais perto das pessoas, mas também busca lembrar que essa proteção é peça fundamental para preservar nossa saúde”, enfatiza.

Doença

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) com uma pessoa que esteja infectada sem proteção (sem o uso de preservativo externo ou interno).

A transmissão pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário