• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Estado fará convênio com prefeituras para reconstruir casas em regime de mutirão, diz Rui Costa
Bahia

Estado fará convênio com prefeituras para reconstruir casas em regime de mutirão, diz Rui Costa

Governador disse ainda, que as cidades com maior número de imóveis destruídos pelas chuvas, contará com processo licitatório para a reconstrução

Por Da Redação
Ás

Estado fará convênio com prefeituras para reconstruir casas em regime de mutirão, diz Rui Costa

Foto: Reprodução/TV Bahia

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou nesta quinta-feira (30), em entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia, que fará um convênio com prefeituras de cidades afetadas pelas chuvas para a reconstrução de imóveis destruídos por enchentes no sul, extremo sul e sudoeste da Bahia, em regime de mutirão.

"Nós vamos reconstruir as casas em regime de mutirão. Aqueles [municípios] que concordarem, e que não forem muitas casas, eu acho que é muito mais rápido. A gente sai dessa burocracia que tem. Por exemplo, ontem, em Ibirataia, eu já identifiquei uma área que pertence ao governo Estado, e nós vamos ceder essa área para que a prefeitura faça o arruamento e a gente transfira um valor financeiro para ela urbanizar a área e construir as casas que precisam ser reconstruídas. Alguns barros inclusive, que não eram nem casas. Eram barracos de madeira que estavam à beira do rio e que foram completamente destruídos pela água", afirmou o governador. 

Já os municípios que tiverem maior número de residências avariadas, a exemplo de Ilhéus e Itabuna, terão as reconstruções feitas por meio de processo licitatório, explicou o chefe do Executivo baiano.

Os temporais que atingem o estado desde o início do mês deixaram 24 pessoas mortas e 434 feridas. O total de afetados é de cerca de 630 mil pessoas, segundo dados divulgados pela Sudec (Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia). Há 37.324 pessoas desabrigadas e 53.934 desalojadas. Ao menos 141 municípios foram afetados pelas enchentes, dos quais 132 estão em situação de emergência.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário