Mundo

Estados Unidos anuncia envio de 31 tanques M1 à Ucrânia 

Os tanques americanos não devem se juntar, inicialmente, aos 14 Leopard 2 e aos 14 Challenger 2, do Reino Unido

Por Da Redação
Ás

Estados Unidos anuncia envio de 31 tanques M1 à Ucrânia 

Foto: Reprodução/Redes Socias

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quarta-feira (25), o envio de 31 tanques M1 Abrams, para a Ucrânia, terminando com um impasse que já durava semanas sobre o novo pacote de ajuda militar da Otan para o Leste Europeu. 

O aceno positivo de Biden em enviar os tanques norte-americanos parece ter sido o ajuste necessário para também garantir a Kiev mais 14 tanques Leopard 2, liberados pela Alemanha horas antes, após enfrentar grande resistência de Berlim.

“Os tanques Abrams são os tanques mais capazes do mundo. [Mas] Eles também são complexos de se operar e de se manter”, disse Biden em um pronunciamento à imprensa na Casa Branca. O presidente norte-americano disse ainda que os EUA enviarão para os parceiros em Kiev as peças e equipamentos necessários para o funcionamento dos veículos.

Apesar da expectativa ucraniana de que os tanques possam ser empregados imediatamente em combate, não é essa a previsão norte-americana. Inicialmente, os blindados enviados pelos EUA não deverão se juntar aos 14 Leopard 2 e aos 14 Challenger 2, do Reino Unido.  Segundo o anúncio de Biden, isso pode demorar mais do que o esperado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário