Estados Unidos estudam possibilidade de aplicação de meia dose da vacina Moderna para acelerar imunização
Declaração foi feita pelo chefe do programa federal de vacinas
![Estados Unidos estudam possibilidade de aplicação de meia dose da vacina Moderna para acelerar imunização](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/56860/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=08e3935596ab1cd48826577893ff3fb6)
Foto: Reprodução/Diário de Suzano
O governo dos Estados Unidos estuda a possibilidade de oferecer para algumas pessoas metade da dose da vacina contra Covid-19 da Moderna para acelerar a imunização no país. A intenção foi declarada pelo chefe do programa federal de vacinas, Moncef Slaoui, em entrevista à rede de televisão CBS. Segundo Slaoui, as autoridades abriram conversa sobre a ideia com a Moderna e com a FDA (Food and Drugs Administration), agência federal que regulamenta o uso de medicamentos e vacinas no país.
A vacina da Moderna requer duas injeções, que segundo Slaoui induzem a uma resposta imune idêntica caso sejam administradas em volume menor. A Moderna e o FDA ainda não comentaram sobre a possibilidade. "Sabemos que para a vacina Moderna dar metade da dose para pessoas de 18 a 55 anos - duas doses, metade da dose - significa exatamente atingir o objetivo de imunizar o dobro do número de pessoas com as doses que temos", disse Slaoui.
Slaoui ainda rejeitou a sugestão de que as autoridades deveriam priorizar dar a mais pessoas uma única dose, dizendo que cortar as doses da vacina Moderna pela metade era "uma abordagem mais responsável que se basearia em fatos e dados". Além da Moderna, os Estados Unidos também aprovaram uma vacina da Pfizer, que também requer duas vacinas. No último balanço divulgado, no sábado (2), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA informou que aplicou 4.225.756 primeiras doses de vacinas.