• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Estados Unidos pedem novos documentos ao Brasil para decidir sobre extradição de Allan do Santos
Política

Estados Unidos pedem novos documentos ao Brasil para decidir sobre extradição de Allan do Santos

Allan postou vídeo com visto nas redes sociais com dizeres “Chora, Xandão”

Por Da Redação
Ás

Estados Unidos pedem novos documentos ao Brasil para decidir sobre extradição de Allan do Santos

Foto: Divulgação

O governo dos Estados Unidos enviou um pedido formal ao Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil para que o governo brasileiro envie os documentos finais sobre o caso Allan dos Santos. O objetivo é decidir sobre a extradição do brasileiro, que está na Flórida. As informações são da CNN Brasil.

O pedido chegou após Allan dos Santos usar o Instagram para debochar do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O vídeo foi postado em 16 de fevereiro e apagado dias depois após ampla repercussão. O perfil segue ativo.

Mesmo impedido por decisão da Corte de ter contas nas redes sociais, o extremista abriu seu 31º perfil e postou vídeo segurando um suposto visto de trabalho nos Estados Unidos com a legenda: “Chora, Xandão”.

É necessário ter passaporte válido para conseguir ter visto nos Estados Unidos. O de Allan dos Santos, no entanto, está cancelado pelo STF desde novembro do ano passado.

“Todos os pedidos de visto são julgados caso a caso. Para trabalhar legalmente nos Estados Unidos temporariamente como não imigrante, os trabalhadores temporários devem se qualificar para a categoria de visto disponível com base no objetivo do emprego planejado”, explicou o departamento de Estado dos EUA à CNN, sem comentar sobre o passaporte cancelado.

A documentação solicitada pelos EUA está sendo finalizada pelo Departamento de Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) do Ministério da Justiça, juntamente com o STF. Não há previsão de quando o MJ responderá. Com isso, o governo americano deve decidir sobre a extradição ao Brasil para que cumpra pena.

Foragido

Allan dos Santos teve a prisão determinada pelo STF em outubro de 2021, e é investigado em dois inquéritos no órgão: um sobre a propagação de fake news e outro sobre participação em milícias digitais que ameaçariam a democracia brasileira.

Ele ainda está na lista de procurados da Interpol, e sua extradição depende da atuação do Ministério da Justiça brasileiro.

Na decisão que determinou a prisão de Allan, Moraes ressaltou que existe “uma verdadeira organização criminosa, de forte atuação digital e com núcleos de produção, publicação, financiamento e político absolutamente semelhantes àqueles identificados no Inquérito 4.781, com a nítida finalidade de atentar contra a Democracia e o Estado de Direito”.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário