'Estamos tristes e manifestamos nosso voto de pesar', diz Bolsonaro sobre tragédia em Recife
Capital de Pernambuco sofre com estragos provocados por fortes chuvas
Foto: Reprodução/Facebook
O presidente Jair Bolsonaro (PL) lamentou a tragédia ocorrida no Grande Recife, na manhã desta segunda-feira (30), que deixou, até o momento, 87 mortos, vítimas das fortes chuvas e deslizamentos de barreira. "Obviamente estamos todos tristes e manifestamos o nosso voto de pesar a todos os familiares", disse o chefe do Executivo.
Ainda segundo Bolsonaro, o maior objetivo do Governo Federal neste momento é confortar os familiares das vítimas e atender a população desabrigada por meio de bens materiais. Ele ainda anunciou que as os prejudicados pelas chuvas terão o direito de solicitar um empréstimo junto ao BPC sem juros em apoio ao município.
"O governo federal não sai na frente, está sempre alerta para atender a população em qualquer situação, independente de pedido de autoridades locais", completou.
De acordo com o ministro Daniel Ferreira, diante da situação, duas medidas provisórias já foram assinadas pelo presidente, sendo uma aprovada pelo Congresso Nacional, onde libera o valor de R$ 1 milhão em crédito extraordinário para o Ministério do Desenvolvimento Regional para dar assistência inicial à população.
"A resposta é que a gente vai no primeiro momento, ou seja, assistência humanitária, kits higiênicos, compra de colchões, cestas básicas, água, combustível para as equipes de resgate, alimentação para essas equipes. Além disso, o reestabelecimento dos serviços essenciais como limpeza urbana, desobstrução de de vias públicas, religação de energia elétrica e de água", explicou.
Após realizar a primeira etapa, a segunda será de reconstrução de infraestruturas públicas e de casas que foram parcialmente ou completamente destruídas pelas chuvas.