Esportes

Estatística explica razão de tantos gols dentro da área na Copa do Mundo 2022

Dos 81 gols marcados em 32 partidas, pelo menos 75 foram finalizados na área do goleiro

Por Da Redação
Ás

Estatística explica razão de tantos gols dentro da área na Copa do Mundo 2022

Foto: Divulgação/FIFA

Dos 81 gols marcados após 32 partidas, pelo menos 75 foram finalizados no espaço em que o goleiro pode usar as mãos. Com esse dado, a Copa do Mundo 2022 no Catar se torna o mundial com mais chutes dentro da área na comparação com campeonatos anteriores. As informações são do UOL.

Outro marco importante é que os times estão arriscando menos chutes de longa distância. No total, 92,5% dos gols foram marcados de dentro da área; se excluídos os 8 gols de pênalti, foram 82,7%.

Uma estatística utilizada por clubes e treinadores ajuda a compreender a tendência dos "gols esperados" (em inglês, "expected goals "XG"). A ideia é relativamente simples: cada finalização tem uma taxa de gol esperado ("xG") que varia de 0 a 1. Quanto menos eficiente for uma finalização, mais o "xG" se aproxima de 0; uma finalização com mais chances de gol se aproxima de 1. O cálculo é feito com base nos dados de finalizações anteriores. 

Assim, um chute após um cruzamento rasteiro na pequena área, por exemplo, terá um índice de de "gol esperado" (reforçando: o "xG") muito mais alto que um chute a 35 metros do gol, porque a análise de milhares de jogos mostra que, quando se chuta de posições específicas, a bola entra mais vezes. 

A outra forma de analisar os dados é somar o índice (xG) de todas as finalizações de um time. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário