Estilista Luiz de Freitas ganha biografia escrita pela psicóloga Dininha Morgado!
Aos detalhes...
Foto: Roger Fernandez
O mundo da moda teve momento mais do que especial esta semana, na Livraria da Travessa de Ipanema, para prestigiar o estilista Luiz de Freitas, ícone da moda carioca que teve lançamento de sua biografia, “Eu, Luiz de Freitas, Mr. Wonderful”, escrita pela psicóloga Dininha Morgado, que trabalhou com o estilista na época da marca, no último dia 7. Entre os presentes na fila de autógrafos extensa, estiveram Fernando Gabeira, Haroldo Costa, Eliana Pittman, Regina Martelli, Christiane Fleury, Silvia Pfeifer, Veluma, Mary Zaide, Thomaz Azulay, Heckel Verri, Fernanda Basto, Yamê Reis, Beth Nabuco, Celina de Farias, Paula Acioly, João Braga, Liliana e Nestor Rodrigues, entre tantos outros.
A psicóloga Dininha Morgado trabalhou com Luiz de Freitas por mais de uma década e colheu depoimentos do conterrâneo mageense para construir, ainda com o homenageado vivo, a biografia. A edição é de Catarina Maul, e a publicação sai pela Bem Cultural Editora, financiada com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo, via editais culturais da Prefeitura de Magé. O texto da contracapa é da editora de moda Regina Guerreiro.
Luiz foi um ícone carioca que fez desfiles fantásticos, verdadeiras performances, com as melhores modelos, os melhores cenógrafos, os melhores fotógrafos, nacionais e internacionais, nas melhores e mais inesperadas passarelas, como o Copacabana Palace. Incomodado com o modo de vestir do homem brasileiro, inventou a “Clínica de Moda” e lançou a primeira coleção da marca Mr. Wonderful, que iria “curar” a caretice do homem brasileiro ao se vestir, com uma proposta comportamental e uma estética arrojada e provocativa.
Seu primeiro grande cliente foi Fernando Gabeira, recém-chegado do exílio. Fez roupas e figurinos para Caetano, Gil e para muitas estrelas da TV, cinema e teatro. Famosos estrangeiros piravam com Mr. Wonderful, como Freddie Mercury, Prince, Nureyev e Gaultier encheram malas. Gianni Versace comprou vidros da água-de-colônia MW para presentear amigos.
A “MW” como loja durou dez anos de absoluto sucesso de público e crítica. Teve filiais em São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Amsterdã, uma no Porto e duas em Lisboa, além de um showroom em Nova York. A visão pioneira de Luiz de Freitas incendiou e continua a incendiar a cabeça de gerações de estilistas, jovens criativos de hoje seguem essa luz, mesmo sem conhecer as fontes. “Receber homenagens em vida, premissa defendida por Nelson Cavaquinho em seus versos, é uma realidade na vida do incomparável Luiz de Freitas”, resume autora.
São 429 páginas de casos, causos, relatos, depoimentos, ilustrados por mais de 150 fotografias que rememoram tempos, moda, saudades, visões de mundo nestes 83 anos de vida do biografado.