Economia

Estimativa de expansão do crédito em 2023 cai para 7,3%, diz BC

No último relatório, previsão era de 7,7%

Por Da Redação
Ás

Estimativa de expansão do crédito em 2023 cai para 7,3%, diz BC

Foto: Agência Brasil/José Cruz

O Relatório Trimestral de Inflação, divulgado pelo Banco Central (BC) nesta quinta-feira (28), revisou as projeções de crescimento do crédito no país. Para este ano, a estimativa é de um crescimento de 7,3%, em comparação com a previsão anterior de 7,7% feita em junho. No que diz respeito ao crédito concedido às famílias em 2023, a expectativa permanece em 9,9%.

No entanto, para as empresas, a elevação foi calculada em 3,4%, ante 4,4% no último relatório. Quanto ao estoque de crédito livre, no qual as taxas são negociadas entre bancos e tomadores, o BC agora prevê uma expansão de 5,7% em 2023, em comparação com a alta de 6,3% prevista anteriormente.

No que se refere ao crédito direcionado, que segue parâmetros estabelecidos pelo governo, a perspectiva é de um aumento de 9,6% neste ano, mantendo-se estável em relação à previsão anterior. 

Além disso, o BC também apresentou previsões para 2024, prevendo uma expansão de 8,5% no estoque de crédito para o próximo ano. Para o crédito com recursos livres em 2024, a expectativa é de um crescimento de 7,9%, enquanto o saldo de recursos direcionados deve aumentar 9,3%.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário