Estratégia de lockdown é recomendado em vários estados brasileiros
Relatório do comitê do Nordeste aponta sucesso para casos que utilizaram lockdown
Foto: Reprodução/ O Povo
Com a atual situação do novo coronavírus no Brasil, cientistas estão recomendando a adoção de medidas mais duras para que as pessoas seja impedidas de circular pelas ruas dos estados e cidades onde o sistema de saúde ameaça entrar em colapso com as ocupações máximas de leitos nas unidades de terapia intensiva (UTIs).
Pensando nisso, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recomendou a implantação urgente do lockdown no Rio de Janeiro. A iniciativa, segundo a instituição de pesquisa, é para evitar uma “catástrofe humana de proporções inimagináveis para um país com a dimensão do Brasil”.
O Comitê Científico do Consórcio do Nordeste também ressaltou essa estratégia para os estados da região que estejam com uma ocupação de leitos superior a 80%, como Belém (PA), Fortaleza (CE) e São Luís (MA), que recentemente adotaram medidas de restrição e limitação de pessoas nas ruas.
Um relatório divulgado nessa quarta-feira (6) pelo comitê do Nordeste, afirma que “o lockdown é eficaz para reduzir a curva de casos e dar tempo para a reorganização do sistema de saúde”. O documento também lembra que países que implementaram a medida conseguiram sair com rapidez do momento mais crítico da pandemia.