• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Estudante baiano de 14 anos ganha medalha de ouro em torneio internacional de matemática
Salvador

Estudante baiano de 14 anos ganha medalha de ouro em torneio internacional de matemática

Competição foi realizada em Nova Iorque em 18 de julho

Por Da Redação
Ás

Estudante baiano de 14 anos ganha medalha de ouro em torneio internacional de matemática

Foto: Acervo pessoal

Um jovem estudante de Salvador conquistou a medalha de ouro em uma das categorias da rodada global da Olimpíada Copernicus de Matemática, realizada em Nova Iorque em 18 de julho. A competição é apoiada pela Universidade de Columbia, uma renomada instituição de ensino superior dos Estados Unidos, integrante da Ivy League.

Rafael Assis Melo, de 14 anos, estuda em um colégio particular de Salvador e é um entusiasta das competições de matemática, sua matéria preferida na escola. Nos últimos quatro anos, ele disputou medalhas em diversas competições, incluindo:

- Olimpíada de Matemática do Estado da Bahia (OMEBA);
- Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP);
- Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA);
- Concurso Canguru de Matemática;
- American Mathematics Olympiad (AMO);
- TeenEagle Competition.

Apesar de já ter participado de torneios internacionais, essa foi a primeira vez que Rafael viajou para fora do país para competir. Em outros campeonatos estrangeiros, as provas são aplicadas em diversos países, permitindo a participação de mais estudantes. Desta vez, Rafael viajou para Nova Iorque com sua mãe, Kelma Assis Sandes, e seu pai, Iury Andrade Melo, ambos médicos, que arcaram com os custos da viagem.

Para conquistar a medalha de ouro, Rafael precisava acertar entre 91% e 100% da prova, que incluía questões de múltipla escolha e resposta numérica. Os assuntos abordados na avaliação incluíam números racionais e irracionais, sistemas de equações, expressões algébricas e probabilidade.

A competição aconteceu entre 14 e 18 de julho na Universidade de Columbia, uma das instituições de ensino mais prestigiadas dos Estados Unidos e do mundo, tendo como um de seus ex-alunos o ex-presidente Barack Obama.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário