Estudante da Ufba é morto a tiros em praça de Salvador: 'a maior arma que ele tinha era a arte'
Familiares e amigos da vítima afirmam que ele não tinha envolvimento com a criminalidade

Foto: Reprodução/RedesSociais
Identificado como Thauan Lima Santos, estudante de artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), de apenas 24 anos, foi morto a tiros na tarde desta sexta-feira (18), em uma praça do bairro de Jardim Santo Inácio, em Salvador.
A Polícia Civil disse que, segundo familiares, o jovem estava falando com amigos, que jogavam um "baba de saia", confraternização de moradores da região, quando foi surpreendido pelos criminosos. Testemunhas disseram que eles estavam de carro e fugiram depois de atirar.
Thauan também trabalhava como barbeiro na região e era conhecido por inspirar jovens a realizar os sonhos, empreender e estudar. Os familiares e amigos do estudante disseram que ele não era envolvido com criminalidade e acreditam que o jovem pode ter sido confundido.
"Ele dizia que ia vencer sendo preto, de cabelo crespo e com a roupa folgada. A maior arma que Thauan tinha era a arte dele. Nós perdemos verdadeiramente alguém que faria diferença para toda comunidade preta. Não perdemos só mais um preto para estatística, perdemos um menino buscador dos seus sonhos e que sonhava em vencer com outras pessoas", contou a amiga da família, Fabiane.
"Um menino esforçado, que fazia Ufba, sonhava em ser professor e tirar os meninos da periferia desse mundo de criminalidade. Fazia trabalho voluntário direto com a molecada no dias das crianças, Natal", disse o amigo de Thauan, Fagner Oliveira.
Ainda não há detalhes sobre o velório e sepultamento dele. A autoria do crime está sendo investigada pela 2ª Delegacia de Homicídio (DH/Central), fica no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Na manhã deste sábado (19), moradores bloquearam a via e queimaram pneus na entrada do bairro, com pedidos de mais segurança. A manifestação foi encerrada por volta das 11h40. O policiamento na região está reforçado.
A Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), por causa da sensação de insegurança, o terminal de ônibus do Jardim Santo Inácio foi transferido para a Estação Pirajá.