• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Estudantes baianos desenvolvem torneira sinalizadora para pessoas com deficiência visual e auditiva
Bahia

Estudantes baianos desenvolvem torneira sinalizadora para pessoas com deficiência visual e auditiva

Intuito do projeto é ajudar o público alvo na redução do consumo de água

Por Da Redação
Ás

Estudantes baianos desenvolvem torneira sinalizadora para pessoas com deficiência visual e auditiva

Foto: Divulgação

O estudo realizado pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) aponta que cerca de 17,3 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência. De acordo com os dados, uma parcela 3,4% da população brasileira é portadora de deficiência visual e 1,1% de auditiva. Ao observar esses dados e entender algumas dificuldades dessas pessoas, alunos do Colégio Estadual de Aiquara, localizada no município de Aiquara (BA), desenvolveram o projeto “Torneira Sinalizadora: redução inteligente do consumo de água para pessoas com deficiência visual e auditiva”.

O produto desenvolvido sob a orientação do professor Joandson Sena foi elaborado após a realização de algumas pesquisas sobre o assunto. O equipamento conta com um Led, que é usado para emitir uma luz, e um bip sonoro. “Ao ser aberta e fechada, a torneira sinalizadora aciona ambos os alertas. O objetivo é que esses avisos, bip e led, contemplem pessoas com deficiência visual ou auditiva”, destaca Adson Lima.

Segundo Ckistopher Santos e Samer Alves, que compõem a equipe orientada por Adson Lima, o intuito do projeto é ajudar essas pessoas a reduzirem o consumo de água, já que, às vezes, a torneira não fica totalmente fechada. Os alertas ajudam a identificar, por exemplo, aqueles pingos que caem quando a torneira está semiaberta. “O nosso grande foco é ajudar a redução do consumo de água nas casas. O equipamento também pode ser utilizado por qualquer pessoa, porque mostra quando o utensílio doméstico não está vedado”, afirma Samer Alves.

O projeto, que está em andamento, faz parte do Programa Ciência na Escola, da Secretaria de Educação, com participação na 10ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário