Estudantes do RN mandarão para o espaço cartas sobre a expectativa para o futuro
O foguete que transporta as cartas foi lançado na sexta-feira (29) em Parnamirim
Foto: Divulgação/FAB
A Agência Espacial Brasileira estimulou que estudantes de escolas públicas do Rio Grande do Norte escrevessem expectativas para o mundo nos próximos 50 anos para que fossem enviadas para o espaço através de um foguete suborbital, veículo que embora não atinha capacidade para entrar em órbita, atingem altitudes que ultrapassam a atmosfera.
O foguete foi lançado na sexta-feira (29), partiu do Centro da Barreira do Inferno, em Parnamirim, e levou mais de mil cartas de alunos de Natal, Parnamirim, São José de Mipibu e João Câmara.
O estudante Nivaldo Arthue Pimentel Gomes, de 15 anos, disse que escreveu sobre as condições ambientais atuais do planeta, além de destacar as desvastações e desrespeito ecológico. O jovem ainda disse que espera uma reversão nesse cenário desfavorável futuramente.
Arthur também destacou que acredita que no futuro será "tudo novo", citou a popularização do carro voador e que os avanços tecnológicos sejam utilizados de forma benéfica para o planeta.
A aluna Karen do Nascimento Neri, de 15 anos, também citou os avanços tecnológicos em sua escrita, mas destacou esse avanço atribuído as inteligências artificiais, além de enfatizar que acredita em uma maior presença das IAs na rotina da população.
A jovem disse que espera um dia ter acesso à cartinha novamente e contou que o planejamento é que a cápsula com as cartinhas caia provavelmente no Oceano Atlântico.