Estudantes soteropolitanos são premiados em Olimpíada de Matemática
Objetivo da iniciativa é estimular o estudo da disciplina no Brasil
Foto: Reprodução / Freepik
Dezesseis estudantes da rede municipal de ensino de Salvador foram premiados na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Um estudante conquistou a medalha de prata (nível 1) e outros 15 alunos receberão o certificado de Menção Honrosa (seis no nível 1 e nove no nível 2).
Dos premiados, cinco alunos são da Escola Municipal de Pituaçu e dois deles da Escola Municipal Visconde de Cairu, no Engenho Velho de Brotas. O maior número de classificados está na Gerência Regional de Educação (GRE) do bairro de Itapuã, com oito alunos, incluindo o medalhista de prata. A rede teve seis estudantes premiados com Menção Honrosa em 2018.
A Obmep é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovida com recursos dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
O objetivo da iniciativa é estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento. O público-alvo são alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio.