Brasil

Estudo aponta necessidade de leis para deter poluição por plásticos

Lei seria indutora de investimentos na produção de materiais sustentáveis

Por Da Redação
Ás

Estudo aponta necessidade de leis para deter poluição por plásticos

Foto: Getty Images

De acordo com o estudo "Contribuições do Poder Legislativo no Combate à Poluição Causada por Plástico", do consultor legislativo do Senado, Joaquim Maia Neto, o crescente aumento da poluição do meio ambiente pelo plástico indica a necessidade de uma legislação nacional sobre o tema. 

Para o consultor, além de garantir maior proteção ambiental, uma lei nacional traria uma uniformidade desejável e seria indutora de investimentos na produção de materiais sustentáveis.

O plástico tem uma grande permanência no ambiente. Sua produção em massa, a partir da década de 1940, levou a uma quantidade imensa desse material na natureza, visto que o produto não se degrada, o que facilita o acúmulo de resíduos sólidos e o crescente aumento de lixo marinho, com graves consequências para a fauna.

O lixo acumulado na praia ou na superfície do mar representa apenas 1% do plástico que é despejado nos oceanos, porque quase tudo fica concentrado a centenas de metros de profundidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário