Estudo aponta que 18 milhões de trabalhadores estão mais suscetíveis ao coronavírus
Motoristas, cozinheiros, vendedores estão nesse grupo
Foto: Reprodução
Segundo levantamento feito pelo jornal O Globo, o novo coronavírus representa ameaça a 18 milhões de trabalhadores brasileiros que estão mais suscetíveis a contrair a doença em virtude das características do trabalho que exerce.
Ainda segundo pesquisa, estudos de pesquisadores da LABORe e do Laboratório do Futuro da Coppe/UFRJ indica que o risco do contágio extrapola o setor de saúde, impactando indústria, comércio e serviços. O número indica que é preciso proteger não apenas aqueles em atividades essenciais, mas também planejar uma possível retomada gradual da economia, quando a curva de disseminação do vírus estiver controlada.
Os dados consideram a proximidade física exigida pelas tarefas de cada profissão e o nível de exposição a doenças e infecções que cada ocupação implica, com base em dados do Ministério da Economia.
Além das equipes atuando nos hospitais, estão em risco considerável trabalhadores como motoristas de ônibus, cozinheiros, vendedores, comissários de bordo e agentes funerários.