• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Estudo aponta que, além da corrida, a caminhada também é aliada da saúde
Saúde

Estudo aponta que, além da corrida, a caminhada também é aliada da saúde

Dar 7 mil passos por dia reduz em até 70% o risco de morte por qualquer causa

Por Da Redação
Ás

Estudo aponta que, além da corrida, a caminhada também é aliada da saúde

Foto: Getty Images

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, mostra que, além dos benefícios da corrida, a caminhada também é grande aliada da saúde. Por muito tempo, o médico americano Kenneth Cooper defendeu a corrida como principal aliado da longevidade e do condicionamento físico. O chamado “método cooper”, por exemplo, foi criado no fim da década de 60 para ser usado pelas forças armadas e consistia na prática de corridas de doze minutos para avaliar o desempenho de atletas. O hábito imediatamente conquistou pessoas comuns que começaram a correr em todos os cantos do planeta. A prática se tornou sinônimo de boa forma e saúde.

Só agora o cenário começou a mudar, com estudos desvendando o impacto positivo da caminhada. De acordo com os pesquisadores, pessoas que andam mais de 7 mil passos todos os dias têm de 50% a 70% menos risco de mortalidade. O estudo, publicado na revista científica Jama Network, aponta ainda que dar 7 mil passos diariamente é o mesmo que percorrer de 4km a 5km, a depender da altura da pessoa. Apesar de a distância ser um pouco assustadora, vale lembrar que passos dados dentro de casa e em pequenos deslocamentos também são contabilizados.

Para realizar o estudo, os cientistas americanos acompanharam por cerca de 10 anos um grupo de 2.110 adultos, com idades entre 38 e 50 anos, sendo 57,1% de mulheres e 42,1% de negros. Os voluntários foram divididos em três perfis: os que davam menos de 7 mil passos por dia; os que andavam de 7 mil a 9.999 passos; e aqueles que davam mais de 10 mil passos. O objetivo do trabalho era observar a associação do ritmo diário com a mortalidade prematura, quando o óbito acontece antes dos 65 anos.

Os pesquisadores descobriram que, independentemente do gênero ou etnia, pessoas que davam pelo menos 7 mil passos diariamente tinham de 50% a 70% menos risco de morrer prematuramente do que aqueles que não alcançaram esta marca. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que sejam praticados 150 minutos semanais de atividade física moderada, o que dá cerca de meia hora de exercício, cinco vezes por semana.

Para aumentar o nível de passos dados diariamente, os especialistas recomendam incluir pequenas alterações no dia a dia, por exemplo, passar a fazer mais atividades a pé, como ir à padaria ou mercado próximo, e usar a escada no lugar de elevadores. De acordo com um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, caminhar em um ambiente confortável oferece os mesmos benefícios que praticar esta atividade cercada de natureza.

 


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário