• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Estudo aponta que aluguel de temporada é uma atividade do setor de moradia e pode ser taxado
Mundo

Estudo aponta que aluguel de temporada é uma atividade do setor de moradia e pode ser taxado

Unece usou como base a plataforma Airbnb

Por Da Redação
Ás

Estudo aponta que aluguel de temporada é uma atividade do setor de moradia e pode ser taxado

Foto: FMI Photo/Cyril Marcilhacy

Um estudo feito pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece) aponta que os efeitos sobre o mercado imobiliário de plataformas de aluguel de temporada como o site AirBnB já começaram a mudar os hábitos de vida nas cidades. Segundo o levantamento, ocupar parte de uma propriedade residencial ou a propriedade inteira por um curto período de tempo é considerado uma atividade no setor de moradia. 

A pesquisa aponta que esses modelos de moradia oferecem uma forma flexível e eficiente de transações de aluguel. Segundo o estudo, o mercado de temporada cria um novo modelo comercial que pode ajudar com a competitividade e o crescimento econômico.

Para chegar a conclusão, a comissão  pesquisou 43 cidades em 17 países-membros. Entre elas estão: Atenas, Barcelona, Berlim, Dublin, Londres, Paris, Oslo, Roma, Estocolmo e Viena. As cidades espanholas e italianas formam a metade de todos os grandes destinos do estudo, com 10 capitais incluídas de outro país. 

Hotelização e “anfitriões profissionais”

Para regular melhor a indústria, o estudo sugere o pagamento de impostos e taxas de ocupação, o que diferenciaria entre anfitriões profissionais e circunstanciais. Com isso, se evitaria a chamada “hotelização” mantendo as casas de aluguéis no mercado para uso residencial.

A proposta de fazer com que os “anfitriões profissionais” paguem impostos importa limites sobre quanto tempo uma propriedade pode ser listada para aluguel e quantas unidades um único dono pode ter no mesmo prédio. O estudo da Unece diz que esses proprietários podem até ser incentivados a construir casas acessíveis para o aluguel, aumentando os benefícios econômicos do mercado de aluguel de temporada e liberando mais oportunidades de moradia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário