Coronavírus

Estudo aponta que depressão e ansiedade são as principais sequelas psicológicas da covid-19

Doenças como AVC e convulsões também podem afetar pacientes

Por Da Redação
Ás

Estudo aponta que depressão e ansiedade são as principais sequelas psicológicas da covid-19

Foto: Divulgação

Um estudo médico analisou as sequelas psicológicas e neurológicas em pacientes infectados com a covid-19 e apontou que a depressão e a ansiedade são as principais doenças mentais que afetam os pacientes.

Já entre os sintomas neurológicos mais comuns diagnosticados nos pacientes estão perda de olfato, de paladar, fadiga, dor de cabeça e dor muscular.

No quadro Correspondente Médico, da CNN Brasil, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou que as sequelas surgem por causa do sentimento de medo nas pessoas infectadas pela doença.

"[A doença] também 'bate' na saúde mental. Estamos vivendo em tempo de pandemia, é natural que todo mundo fique preocupado e essa ansiedade aumenta ainda mais quando a pessoa ou alguém próximo a ela pega o coronavírus. Medo de morte, de sofrimento, de não conseguir lidar com a situação, restrição ainda maior em relação ao distanciamento social, provocando algumas alterações psicológicas", explicou o neurocirurgião.

Apesar de raro, o estudo também revela que doenças como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e convulsões também podem atingir os pacientes no pós-Covid.

Ao todo, a pesquisa acompanhou 100 mil pessoas de 30 países que tiveram o quadro grave da covid-19.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.