• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Estudo aponta que inclusão no mercado de trabalho é tema prioritário para população negra
Brasil

Estudo aponta que inclusão no mercado de trabalho é tema prioritário para população negra

A pesquisa ouviu 1.225 homens e mulheres com mais de 16 anos

Por Da Redação, Agências
Ás

Estudo aponta que inclusão no mercado de trabalho é tema prioritário para população negra

Foto: Agência Brasil

Uma pesquisa encomendada pelo Google e feita em parceria entre o Instituto Datafolha e Mindset-WGN, ‘Consciência entre urgências: pautas e potências da população negra no Brasil’, e divulgada nesta segunda-feira (18), aponta que a inclusão no mercado de trabalho é o assunto mais urgente entre os 48% dos negros e pardos brasileiros. A conclusão é de um estudo inédito sobre a percepção da população negra no país. O racismo institucional e estrutural é o segundo tema mais urgente de acordo com 44% dos entrevistados.

"A preocupação sobre inclusão no mercado de trabalho é maior entre homens negros do que entre as mulheres negras. Já a percepção sobre a falta de discussão sobre o problema é uma preocupação geral entre ambos os gêneros", explica a coordenadora de conteúdo do Google Partner Plex, Joice Prestes, que apresentou o estudo. A pesquisa ouviu 1.225 homens e mulheres de mais de 16 anos e de todas as classes sociais nas capitais de Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, durante o mês de outubro.

Dados

Uma pesquisa do Instituto Ethos divulgada em setembro mostrou que nas 500 empresas de maior faturamento do Brasil, os negros representam cerca de 58% dos aprendizes e dos trainees, mas estão presentes em somente 6,3% nos cargos de gerência. No quadro executivo, a proporção é ainda menor, apenas 4,7% são negros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.