Estudo aponta que utilizar filtro em fotos no Instagram diminui o número de likes
A equipe de pesquisadores examinou 1.873 selfies publicadas no Instagram.
Foto: Paulo Alves/TechTudo
Um estudo realizado pela Rowan University, em Nova Jersey, concluiu que usar filtros em fotos do Instagram tende diminuir o número de curtidas recebidas nas publicações.
Os pesquisadores examinaram milhares de autorretratos publicados na rede social e descobriram também que postar selfies no ambiente de trabalho ou durante a prática de algum hobby pode aumentar o número de likes
De acordo com Seoyeon Hong, autora do artigo, o uso exagerado de efeitos combinado à preocupação exacerbada de mostrar apenas o lado positivo da própria vida prejudica o engajamento com o conteúdo.
Ainda segundo a pesquisa, usar técnicas para melhorar a aparência é uma atitude encarada como dissimulação pela comunidade de usuários.
"As fotos mais bem-sucedidas em termos de likes foram aquelas que revelavam detalhes da vida do usuário, como hobbies, relacionamentos e ambiente de trabalho”, explicou a autora.
No total, a equipe de pesquisadores examinou 1.873 selfies publicadas no Instagram. A amostra foi selecionada aleatoriamente a partir de uma pesquisa pela palavra "selfie" na rede social. A análise não considerou posts publicitários.