Estudo associa uso de analgésicos a perigo na gravidez

Pesquisadores da Universidade de Aberdeen, na Escócia, analisaram dados de mais de 15 mil gestantes que tomaram remédios para alívio de dor

Por Da Redação
Ás

Estudo associa uso de analgésicos a perigo na gravidez

Foto: Heloísa Cristaldo/Agência Brasil

Um estudo publicado na revista científica BMJ Open mostra que o uso de de analgésicos para aliviar os desconfortos durante gravidez podem causar aumento do risco de complicações na gestação, parto prematuro, parto de bebê natimorto e problemas na formação do feto.

A pesquisa feita na Universidade de Aberdeen, na Escócia, é baseada na análise dos prontuários médicos de 151.141 gestantes que tomaram paracetamol, aspirina, ibuprofeno, diclofenaco ou naproxeno durante a gestação, ao longo de três décadas.

"O controle da dor é atualmente uma prioridade terapêutica durante a gravidez. Nossas descobertas de aumento do risco de resultados adversos à saúde da prole após o uso materno pelo menos no primeiro trimestre de analgésicos de venda livre são cruciais para obter informações para o manejo da dor durante a gravidez”, escreveram no artigo.

O parto prematuro foi cerca de 50% mais provável entre as mulheres que tomaram um dos cinco analgésicos em algum momento da gravidez. Já a incidência de natimorto foi 33% maior entre elas. A morte neonatal, quando um bebê morre nas primeiras quatro semanas de vida, se mostrou 50% maior.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário