Estudo atesta que medicamento que pode diminuir gravidade da Covid-19 em poucos dias
O vírus impede a queima de carboidratos
Foto: Divulgação
De acordo com os pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, e do Centro Médico Mount Sinai, em Nova York, há possibilidade de que um tratamento usado para combate a gordura excessivas nas células sanguíneas tenha eficácia na redução da gravidade da Covid-19.
O estudo foi desenvolvido pelos cientistas, Dr. Benjamin tenOever e Ya’acov Nahmias, que afiram que o medicamento Fenofibrato (Tricor), usado para tratar colesterol alto e aprovado pela FDA, poderia diminuir a capacidade do coronavírus de se reproduzir podendo regredir ou até mesmo desaparecer completamente dos pulmões.
“Os vírus são parasitas, não podem se replicar. Eles não podem criar novos vírus. Precisam entrar em uma célula humana e depois sequestrar a célula”, disse Nahmias ao The Jerusalem Post.
De com a estudo, o novo coronavírus impede a queima rotineira de carboidratos, promovendo acúmulo de grandes quantidades de gordura no interior das células pulmonares. Os pesquisadores acreditam que essa seria uma condição essencial para que o vírus possa se reproduzir. Tal cenário justificaria ainda porque a existência dos altos os níveis de açúcar no sangue e colesterol são fatores altamente perigosos para pacientes infectados com a covid-19.
“Ao entender como o SARS-CoV-2 controla nosso metabolismo, podemos recuperar o controle do vírus e privá-lo dos recursos necessários para sobreviver”, pontuou Nahmias.
O trabalho financiado pelo Conselho Europeu de Pesquisa, Nikoh Foundation e Sam e Rina Frankel Foundation vai ser publicado no Sneak Peak, no Cell Press.