Estudo brasileiro alerta para o surgimento de novas variantes da Covid-19
Para pesquisadores, novas ondas de Covid podem ser desencadeadas por versões mais transmissíveis do vírus Sars-CoV-2
Foto: Reprodução/Pixabay
Uma pesquisa brasileira realizada por cientistas da Universidade de São Paulo (USP) e do Hospital Sírio-Libanês apontaram evidências de que novas variantes do coronavírus consideradas preocupantes podem surgir nos próximos meses.
O estudo foi feito a partir da revisão de cerca de 150 artigos científicos sobre as características de evolução do vírus causador da Covid-19, eficácia das vacinas e a reposta imune da população.
“Sem data de término, a pandemia persiste com o surgimento de novas variantes que ameaçam a eficácia de testes diagnósticos e vacinas”, escreveram os pesquisadores no artigo publicado este mês, na revista Viruses.
De acordo com os cientistas, não há uma data estimada de quando as novas variantes vão aparecer, no entanto, as ondas anteriores mostraram que elas surgem, principalmente, em locais de baixa imunização.
“Como as vacinas atuais não conseguem bloquear a transmissão do vírus, medidas complementares à vacinação, como uso de máscaras, higienização das mãos e manter os ambientes ventilados continuam sendo essenciais para retardar o surgimento de novas variantes”, recomendaram os pesquisadores no artigo.