Saúde

Estudo conclui que lítio reverte males da radiação no cérebro

Ratos utilizados na pesquisa melhoraram a capacidade de memória

Por Da Redação
Ás

Estudo conclui que lítio reverte males da radiação no cérebro

Foto: Reprodução

Um estudo realizado por cientistas e publicado na revista Molecular Psychiatry nesta quinta-feira (14) concluíram, após uma experiência com ratos, que o lítio pode reverter os malefícios causados pela incidência da radiação no cérebro, podendo o seu uso ter bons resultados para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente déficits de memória e aprendizagem. 

Os autores do estudo, não esclarecem se os animais testados eram saudáveis ou tinham tumores na cabeça, tal como as crianças submetidas a radioterapia, e se desenvolveram esses déficits. Ainda segundo os cientistas do Instituto Karolinska, da Suécia, citados em comunicado pela instituição, a capacidade de memória e aprendizagem dos roedores melhorou quando foram tratados com lítio (metal) após, numa fase inicial da vida, o seu cérebro ter sido submetido a doses de radiação não especificadas.

A equipe verificou aumento da formação de novos neurônios (células) em área do cérebro (hipocampo) que é importante para a memória, durante o período em que os ratos receberam lítio, na fase de crescimento até se tornarem quase adultos. O grupo de investigação, que pretende avançar para ensaios clínicos, já tinha sugerido anteriormente que o lítio protege o cérebro contra lesões se for administrado juntamente com a radioterapia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário