• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Quase metade dos casos de câncer podiam ser evitados com estilo de vida mais sáudavel, diz OMS

Quase metade dos casos de câncer podiam ser evitados com estilo de vida mais sáudavel, diz OMS

Levantamento foi feito em escala global, e é o estudo mais abrangente já feito do gênero.

Por Da Redação
Às

Quase metade dos casos de câncer podiam ser evitados com estilo de vida mais sáudavel, diz OMS

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Um levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) mostra que 40% dos casos de câncer registrados no mundo poderiam ser evitados com a redução de fatores de risco como tabagismo, consumo de álcool, excesso de peso, infecções, poluição do ar e exposição excessiva ao sol.

O estudo foi feito em escala global e é considerado o mais abrangente já feito sobre o tema, onde foram avaliados 36 tipos de câncer em 185 países e, pela primeira vez, foram incluídas nove infecções associadas ao desenvolvimento da doença, como HPV, hepatite B e Helicobacter pylori. A publicação foi feita na revista científica "Nature Medicine".

Ao todo, os pesquisadores estimam que 37,8% de todos os novos casos de câncer no mundo em 2022 podem ser atribuídos a 30 fatores de risco modificáveis.

O estudo demonstra que os homens têm a doença mais ligada a estes fatores, representando 45,4% dos diagnósticos, enquanto as mulheres correspondem apenas a 29,7% dos casos.

O tabagismo é o principal vilão responsável por 15,1% dos novos casos de câncer. Em seguida, aparecem as infecções, associadas a 10,2% dos casos, cerca de 2,3 milhões, e o consumo de álcool, ligado a 3,2% dos diagnósticos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário