• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Estudo de anticorpos indica desaceleração da epidemia de coronavírus na maior parte do Brasil

Estudo de anticorpos indica desaceleração da epidemia de coronavírus na maior parte do Brasil

Os dados da fase mais recente foram coletados entre 20 e 23 de agosto

Por Da Redação
Ás

Estudo de anticorpos indica desaceleração da epidemia de coronavírus na maior parte do Brasil

Foto: Reprodução

O estudo da Epicovid-19 BR mostrou que o percentual de brasileiros com anticorpos contra o novo coronavírus caiu de 3,8% em junho para 1,4% em agosto. Com esse resultado, a pesquisa afirmoou que epidemia está em desaceleração na maior parte do país. 

Os dados da fase mais recente foram coletados entre 20 e 23 de agosto, com a participação de 33.250 pessoas de 133 cidades brasileiras.

No início da pandemia, especialistas acreditavam que os anticorpos produzidos após uma infecção pelo novo coronavírus permanecessem durante um longo tempo no corpo humano, mas pesquisas mostraram que esse não é o caso.  Essa é quarta pesquisa feita pela instituição. 

"Inicialmente tratávamos a Epicovid como uma filmadora, que poderia mostrar a evolução da soroprevalência no país ao longo da epidemia, de forma cumulativa. Agora sabemos que os anticorpos têm duração limitada e, portanto, o que temos são várias fotografias de momentos diferentes. Embora não seja possível estimar o total de brasileiros que já teve contato com o vírus em algum momento da vida, conseguimos ver com precisão o percentual de pessoas que foram infectadas recentemente e esse número está claramente caindo", explica Pedro Hallal, coordenador da pesquisa, à Agência Fapesp. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário