Esportes

Estudo demonstra como carga de treinos pode influenciar nas lesões

Pesquisa foi feita com 784 corredores que treinavam para uma meia maratona

Por Da Redação
Ás

Estudo demonstra como carga de treinos pode influenciar nas lesões

Foto: iStock

A relação envolvendo carga de treinamento e lesão parece a cada dia estar mais evidente para a maioria dos corredores. Afinal, apenas quando aumentamos de forma desproporcional o volume e intensidade dos treinos é que podemos nos machucar. Entretanto, uma nova pesquisa publicada no portal Journal of Science and Medicine in Sports, realizado no início deste ano, demonstrou que o contrário também pode acontecer. O estudo foi realizado com 784 corredores que treinavam para uma meia maratona, concluiu que a carga de treinamento, em especial a quilometragem e ritmo segue sendo um fator dominante na causa de lesões relacionadas à corrida.

Aqueles que corriam menos e em velocidade reduzida, aponta o estudo, eram mais suscetíveis de sofrer lesões. Segundo destacou a publicação, "corredores que fazem menos de 15 km semanais e/ou corridas mais lentas que 6 min/km podem ter mais lesões relacionadas à corrida do que aqueles que fazem mais".

Como a análise foi realizada

Na ocasião, 784 voluntários saudáveis foram escolhidos e encorajados a seguir uma planilha específica para a meia maratona. Todos os dados relacionados ao progresso nos treinos foram coletados com ajuda de relógios ou celulares com GPS. Enquanto a quantidade de lesões envolvendo corrida foi obtida através de questionários semanais respondidos via e-mail.

Após essa fase inicial, corredores foram divididos em quatro grupos. Sendo, os que corriam mais de 15 km semanais; os que corriam menos; os que treinavam percorrendo mais rápido que 6 min/km; e por último, os que treinavam em velocidade mais reduzida. Os resultados apontaram que 136 participantes sofreram lesões no momento do treinamento de 14 semanas para a meia maratona. A solução para melhoria foi aumentar os treinos de velocidade mas sem aumentar a quilometragem, melhorando a energia para correr.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário