Estudo divulga ranking com melhores universidades do mundo e nenhuma brasileira ocupa o top 100
Somente na 109ª colocação aparece a Universidade de São Paulo (USP)
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Um ranking mundial, montado pela World University Rankings (CWUR), mostrou que nenhum universidade estadual ou federal brasileira está no top 100. O levantamento leva em conta quatro áreas para fazer a classificação: o sucesso acadêmico de ex-alunos, empregabilidade, distinções do corpo docente e pesquisas realizadas
Na lista, as primeiras colocações são de instituições estadunidenses, como a Universidade de Harvard, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade de Stanford. Nas 10 melhores posições aparecem pelo menos oito estadunidenses e duas inglesas.
Entre as brasileiras, aparece a Universidade de São Paulo ocupando a 109ª posição. A segunda brasileira também é de São Paulo, a Universidade de Campinas (Unicamp), na 344ª colocação.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, a terceira posição entre as nacionais e a que tem melhor colocação entre as federais) ocupa a 376ª posição. A Estadual de São Paulo (Unesp) aparece no 424º e a Federal do Rio Grande do Sul na 467.