• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Estudo espanhol aponta pápulas como um dos sintomas de varíola dos macacos; veja
Saúde

Estudo espanhol aponta pápulas como um dos sintomas de varíola dos macacos; veja

Feridas menores podem estar concentradas no local onde ocorreu a infecção

Por Da Redação
Ás

Estudo espanhol aponta pápulas como um dos sintomas de varíola dos macacos; veja

Foto: Agência Brasil

Apesar de ser um sintoma comum da infecção pelo vírus Monkeypox, conhecido como varíola dos macacos, as bolhas ou grandes lesões espalhadas pela pele não estão presentes em todos os casos. Um estudo realizado na Espanha aponta que em vez da tradicional manifestação na pele, a doença pode causar feridas menores, chamadas pápulas ou pseudopústulas, que podem estar concentradas no local onde ocorreu a infecção, como a região genital.

A pesquisa, conduzida por especialistas de diversos hospitais da Espanha, contou com a participação de 185 pacientes. A análise aponta que a maioria dos casos iniciou com pápulas homogêneas, e não pústulas que são maiores e com pus, localizadas na provável área de infecção. Com isso, o levantamento sugere que a manifestação mais discreta da doença pode levar à falta de diagnóstico adequado e precoce.

“A maioria dos casos começa com lesões nos genitais, face, braços e mãos e região perianal. Essas lesões iniciais, embora de aparência semelhante a pústulas, não são pústulas, mas pápulas sólidas esbranquiçadas, sem conteúdo líquido”, diz o artigo. Os pesquisadores sugerem que o contato durante o sexo foi o mecanismo de transmissão mais provável nos casos analisados.

Dentre os sintomas, o estudo aponta que os pacientes apresentaram aumento dos gânglios (56%), febre (54%), dor muscular (44%), fraqueza e falta de energia (44%) e dor de cabeça (32%). Em 98% dos pacientes os sintomas apareceram no mesmo dia ou alguns dias antes do aparecimento dos sinais na pele. Ao todo, quatro pacientes foram hospitalizados e nenhuma morte foi registrada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.