Coronavírus

Estudo faz projeções de esgotamento de leitos nas próximas semanas

Salvador pode ter todos os leitos ocupados antes do fim do mês

Por Da Redação
Ás

Estudo faz projeções de esgotamento de leitos nas próximas semanas

Foto: Reprodução/G1

Um estudo publicado por pesquisadores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), na última semana, alerta que serviços hospitalares do Brasil devem começar a sofrer escassez de leitos (tanto de baixa complexidade como de UTI) e ventiladores mecânicos ainda esse mês devido a pandemia de coronavírus. O levantamento "Demanda por serviços de internação de pacientes com Covid-19 no Brasil" foi realizado em parceria com a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard e com a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde.

O estudo levou em consideração 12 cenários distintos, com datas diferentes para o colapso nos sistemas de saúde de nove regiões metropolitanas, incluindo a capital baiana, Salvador. Cada região tem suas especificações, que levam em consideração quantidade de hospitais e leitos disponíveis, assim como aumento na quantidade de casos confirmados de coronavírus. No melhor dos cenários previstos pelo estudo, Salvador tem o esgotamento de leitos de baixa complexidade previsto para o dia 30 de abril; no pior dos cenários, a escassez chegaria no dia 26 deste mês.

Os leitos de UTI, por sua vez, tem previsão de se esgotarem entre amanhã (8) e o dia 20 de abril, segundo o levantamento. Publicado na última quarta-feira (1º), o texto alerta para a necessidade de se construir hospitais de campanha com novos leitos e ventiladores, intensificar o isolamento social e aumentar os testes feitos na população. Com essas medidas, seria possível adiar ou mesmo evitar o colapso no sistema de saúde.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário