Estudo mostra como cada país comemora o ‘gol’ da sua seleção; confira
O levatamento da Preply, plataforma de idiomas, avaliou os 32 países participantes da Copa do Mundo do Catar
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Os brasileiros comemoram a entrada da bola na rede com um grito contínuo: "Gol". Porém, no resto do mundo os festejos podem ser bem diferentes, de acordo com a Preply. Na pesquisa, a plataforma de idiomas avaliou como os 32 países participantes da Copa do Mundo do Catar reagem os pontos no futebol em seus idiomas oficiais e constatou pelo menos 15 termos diferentes.
Presente em 15 dos 32 países selecionados para a Copa do Mundo de 2022, o ‘Gol’ é o termo que predomina. A palavra, que significa “meta”, tem origem no inglês arcaico “gal”, ou “obstáculo”, com base no dicionário etimológico do sociólogo americano Douglas Harper.
Já em alguns países europeus, os nomes para comemorar seus “gols” são distintos. Na Polônia, é utilizada a palavra “Bramka”. Enquanto na Suíça é utilizada a palavra “Gool”, na Alemanha termo é "Tor" que também quer dizer "portão".
Os portugueses utilizam “golo”, em vez de “gol”, enquanto na Dinamarca e Croácia as palavras populares são “Mal” e “Cilj”, que se lê “see”.
No Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Tunísia, Irã e o anfitrião da Copa, Catar, os nomes dos “gols” são difíceis de pronunciar, já que seus alfabetos são ideogramáticos, compostos de símbolos e sinais. O primeiro país chama de “ゴール” , ou “gôru”, mas lê-se “gori”. As nações do Oriente Médio e da África dizem “هدف”, ou “hadaf”, mas lê-se “redaf”. Já na Coreia do Sul dizem “골” ou “gol”, mas leem algo como “rull”.