Estudo mostra eficiência da taurina na longevidade de vermes e ratos
Não há muitas informações sobre a ação do aminoácido em humanos
Foto: Reprodução/Unsplash
Um estudo, publicado na revista “Science” na semana passada, aponta que camundongos fêmeas de meia idade alimentados com altos níveis de taurina, um aminoácido frequentemente usado por fisiculturistas e adicionado a bebidas energéticas ou esportivas, viveram 12% mais tempo, em média, do que camundongos que não receberam a substância. A informação é da CNN.
Já os camundongos machos viveram cerca de 10% mais, afirmou o autor do estudo principal, Vijay Yadav, professor assistente de genética e desenvolvimento na Universidade de Columbia, em Nova York. “O estudo sugere que a taurina pode ser um elixir da vida dentro de nós”, disse Yadav em comunicado sobre o estudo.
O levantamento levou dez anos e envolveu mais de 50 cientistas em laboratórios de todo o mundo que investigaram os impactos da taurina em leveduras, vermes, ratos e macacos. De acordo com o autor do estudo, os vermes alimentados com taurina viveram mais tempo e pareciam mais saudáveis, mas a taurina não teve efeito sobre as leveduras. Ratos suplementados com taurina, por sua vez, tinham um sistema imunológico mais jovem.
O que faz a taurina
De acordo com especialistas, não há respostas exatas sobre como a taurina age. Na opinião do pesquisador alemão Wackerhage, no entanto, a certeza é que o aminoácido de alguma forma parece atingir a sala de máquinas do envelhecimento.
Para Yadav, em um nível metabólico, a taurina parece melhorar a saúde das mitocôndrias, a potência celular do corpo que cria “90% da energia necessária para sustentar a vida e apoiar a função dos órgãos”.
Humanos
A única experiência em humanos no estudo descobriu que o exercício, que é muitas vezes chamado de chave para a longevidade, melhorou os níveis de taurina nas pessoas. No entanto, pode não ser uma relação direta, já que o exercício também reduz o colesterol; melhora o fluxo sanguíneo; reduz a pressão arterial; fortalece os músculos, incluindo o coração; aumenta a energia; melhora o sono e combate doenças crônicas.