Estudo preliminar mostra que anti-inflamatório reduz em 38% mortalidade de doentes graves de Covid-19
O medicamento, baricitinibe, atua primordialmente no controle do processo inflamatório desencadeado pelo vírus

Foto: Reprodução/R7
De acordo com estudo, um medicamento para artrite reumatoide apresentou ótimos resultados em teste para tratar pacientes graves de Covid-19, reduzindo em 38% a mortalidade entre os infectados.
A cada 20 pacientes, uma vida foi salva recebendo o remédio, de acordo com Adilson Cavalcanti, infectologista que coordenou o estudo no Hospital Anchieta, de São Bernardo do Campo (SP), ligado à Universidade Federal do ABC (UFABC). Dessa forma, a droga passou a ser avaliada para autorização de uso permanente no Brasil.
Chamado de baricitinibe, o medicamento atua primordialmente no controle do processo inflamatório desencadeado pelo vírus. O resultado foi divulgado por médicos que realizaram a pesquisa em 12 diferentes centros clínicos do país.
A pesquisa foi patrocinada pela multinacional Eli Lilly, fabricante do medicamento. O braço brasileiro do estudo integrou uma colaboração internacional, que testou a droga em 1.525 voluntários. O resultado, que deve ser publicado em breve num periódico acadêmico, mas já foi divulgado como estudo preliminar.