Estudo que infecta jovens com coronavírus se mostrou seguro para adultos jovens saudáveis, afirma empresa
O objetivo do estudo é entender como o sistema imunológico reage ao coronavírus e o que afeta a transmissão
Foto: Álisson Pinheiro/CBDU
De acordo com a Open Orphan, uma das empresas que executam o estudo lançado há um ano, com o Imperial College London, o primeiro teste de desafio humano do mundo onde voluntários foram deliberadamente expostos à Covid-19 para avançar nas pesquisas sobre a doença foi considerado seguro em adultos jovens saudáveis.
Os dados apoiam a segurança deste modelo que teoricamente poderia fornecer uma plataforma "plug and play" para testar terapias e vacinas usando a cepa original da Covid-19, bem como variantes do vírus, disse a farmacêutica.
O objetivo do estudo é entender como o sistema imunológico reage ao coronavírus e o que afeta a transmissão. A esperança é que trabalhos como estes ajudem no desenvolvimento de vacinas cada vez mais eficazes.
O estudo infectou 36 voluntários saudáveis do sexo masculino e feminino com idades entre 18 e 29 anos com a cepa original do vírus Sars-CoV-2 e os monitorou de perto em um ambiente controlado de quarentena. Eles serão acompanhados por 12 meses após a alta da quarentena.