• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Estudo recente sugere que pirâmide milenar na Indonésia pode ser a mais antiga do mundo
Mundo

Estudo recente sugere que pirâmide milenar na Indonésia pode ser a mais antiga do mundo

Pesquisa na região foi feita entre 2011 e 2015

Por Da Redação
Ás

Estudo recente sugere que pirâmide milenar na Indonésia pode ser a mais antiga do mundo

Foto: Reprodução/Internet

A descoberta de Gunung Padang por exploradores holandeses ocorreu em 1890. A estrutura monolítica, localizada em uma colina de rocha vulcânica na ilha de Java, é considerada mais antiga do que Stonehenge e as pirâmides de Gizé, com datações recentes indicando uma antiguidade ainda maior.

O estudo recente faz parte do resultado de uma pesquisa realizada no local, entre 2011 e 2015, por cientistas da Agência Nacional de Investigação e Inovação da Indonésia. Foram utilizadas técnicas como perfuração e radares subterrâneos para tentar descobrir mais sobre a pirâmide.

Após uma análise minuciosa, os pesquisadores estabeleceram um cronograma aproximado para a construção de Gunung Padang. Acredita-se que uma antiga sociedade esculpiu a estrutura no núcleo do vulcão há milhares de anos, possivelmente durante o último período glacial, entre 16 mil e 27 mil anos atrás, desafiando as expectativas do desenvolvimento arquitetônico humano.

Os construtores originais da pirâmide em Gunung Padang utilizaram a paisagem natural ao esculpir a base do edifício a partir dos fluxos de lava solidificada da colina.

A parte central da estrutura de Gunung Padang foi provavelmente construída entre 25 mil e 14 mil a.C., mas foi abandonada por milhares de anos. A construção foi retomada por volta de 7.900 a 6.100 a.C., durante a qual partes do local foram enterradas intencionalmente. A pirâmide foi concluída por volta de 2 mil a 1 mil a.C., com os terraços de pedra visíveis na superfície do vulcão até os dias de hoje.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.