Estudo revela presença de bactérias de vaso sanitário em panos de cozinha
Descoberta alerta para riscos à saúde
Foto: Reprodução/Pixabay
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Ulster, em parceria com a empresa EOLAs International, revelou uma descoberta preocupante: os panos de prato usados na cozinha podem conter as mesmas bactérias encontradas na privada.
De acordo com os dados obtidos, 27,5% dos panos de cozinha domésticos em uso apresentavam a presença da bactéria Escherichia coli, também conhecida como E. coli, classificada como principal coliforme fecal. Essa bactéria pode causar uma série de doenças, incluindo infecções do trato urinário, infecções intestinais, infecções da vesícula biliar e infecções de feridas. Além disso, os pesquisadores também identificaram a presença da bactéria Listeria spp. em 13,5% dos panos de cozinha analisados, sendo a Listeria monocytogenes encontrada em 3% deles.
A Listeria monocytogenes é responsável pela ocorrência de listeriose, uma condição que se manifesta com sintomas como febre, calafrios, dores musculares, enjoo, vômito e diarreia. Estudos anteriores já haviam mostrado que esponjas e panos de prato contaminados com coliformes fecais têm maior probabilidade de contaminar outras superfícies na cozinha. Dessa forma, esses materiais podem espalhar bactérias por toda a cozinha, comprometendo a segurança dos alimentos e dos objetos usados para cozinhar.
Isso ocorre porque os panos de prato são utilizados em um ambiente com uma grande quantidade de resíduos de alimentos, os quais se decompõem ao longo do tempo. Diante desses dados preocupantes, especialistas recomendam evitar o uso de panos de prato para secar louças. Caso não seja possível deixar as louças secarem naturalmente no escorredor, é aconselhável utilizar toalhas de papel descartáveis.