Estudo revela que 78% dos consumidores brasileiros eliminaram ou diminuíram uso do dinheiro durante pandemia
Micro e pequenas empresas também tentaram novas estratégias para seus negócios

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Um estudo realizado pela Visa, no qual avalia a migração comercial para o digital em resposta à pandemia de Covid-19, revelou o comportamento dos consumidores no ato do pagamento onde buscam por algo seguro e sem contato com o vendedor. Segundo o Visa Black to Business, mais de 78% dos brasileiros mudaram seu método de pagamento para reduzir o contato e passaram a usar menos dinheiro ou eliminaram totalmente o uso. Já 84% das micro e pequenas empresas (PMEs) brasileiras tentaram uma nova estratégia para que seus negócios continuassem nos trilhos.
Segundo o vice-presidente de Soluções para o Comércio da Visa do Brasil, Fernando Pantaleão, as empresas e consumidores já adquiriram a expectativa de um comércio digital-first. "Os consumidores do Brasil e de toda a América Latina e Caribe entenderam que podem comprar praticamente qualquer produto digitalmente e retirá-lo via drive-thru, recebê-lo em casa ou buscá-lo na loja. Hoje, nas lojas brasileiras, os pagamentos sem contato marcam tanta presença no checkout quanto as máscaras faciais e o álcool gel, e muitas dessas novas experiências estão se tornando um hábito".
Confira outras estratégias adquiridas com a pandemia:
• 50% das PMEs brasileiras estão migrando seu negócio para o canal online;
• 50% estão usando publicidade direcionada nas redes sociais;
• 33% estão oferecendo entrega residencial;
• 30% aceitam pagamentos por aproximação com celulares ou cartões, por exemplo;
• 87% dos consumidores brasileiros estão tomando medidas para manter seus cartões limpos .
O estudo Visa Back to Business foi realizado pela Wakefield Research entre os dias 18 e 29 de junho de 2020 com 250 pequenos empresários, donos de empresas com até 100 funcionários, nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Singapura e Emirados Árabes Unidos. A pesquisa com consumidores foi realizada pela Wakefield Research entre os dias 12 e 29 de junho de 2020 com 1.000 adultos com mais de 18 anos nos Estados Unidos e 500 adultos com mais de 18 anos no Brasil, Canadá, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Singapura e Emirados Árabes Unidos. Os dados foram ponderados para garantir uma representação precisa de adultos com mais de 18 anos em cada país.


