Coronavírus

Estudos afirmam que casos de Covid-19 podem ser até 15 vezes o dado oficial

Baixa capacidade de testagem do Brasil é a principal causa de subnotificação

Por Da Redação
Ás

Estudos afirmam que casos de Covid-19 podem ser até 15 vezes o dado oficial

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

Neste fim de semana, o Brasil ultrapassou a marca de 20 mil infectados pelo novo coronavírus (Covid-19). No entanto, pesquisas brasileiras apontam que número do Ministério da Saúde pode ser de 12 a 15 vezes maior. A baixa capacidade de testagem do Brasil é a principal causa de subnotificação, como admitiu o ministro da pasta, Luiz Henrique Mandetta. 

Dois estudos feitos por dois grupos de pesquisa diferentes apontam resultados semelhantes sobre a alta subnotificação de casos no país: 

A estimativa feita pela Covid-19 Brasil, iniciativa independente que reúne cientistas e estudantes de diversas universidades brasileiras, mostra que o país teve 313 mil casos confirmados até o último sábado (11), ou seja, 15 vezes mais que os 20.727 oficiais. 

Já cálculos do Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde (NOIS), formado por cientistas da PUC-RJ, Fiocruz e Instituto D'or, estimam que o Brasil pode ter tido mais de 235 mil casos até a última sexta-feira (10), ou seja, 12 vezes mais que os 19.638 reportados pelo governo.

Para realizar o cálculo do número de casos, os pesquisadores utilizaram como base a curva epidemiológica da Coreia do Sul, país que mais aplicou testes em todo o mundo. 

O pesquisador responsável pela moldagem, doutor em ciências e enfermagem, Rodrigo Gaete, explica que a curva de casos no Brasil vem crescendo de forma moderada em comparação aos outros países. Mas ainda assim, o número de contaminados se tornou quase três vezes maior em 10 dias. Levando em consideração que apenas em São Paulo, há um fila de 30 mil exames que aguardam o processamento e que a secretaria prometeu zerar até o final deste mês.

"Flexibilizar o distanciamento social pode fazer com que a curva tome outras características. A tendência é que o número de casos comece a se expandir de forma exponencial", explica Gaete. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário