EUA afirmam que irão ajudar o Brasil no combate à Covid-19 quando crise americana melhorar
Chefe da diplomacia americana afirmou que o “povo brasileiro pode contar com os Estados Unidos”
Foto: Kevin Lamarque / REUTERS
De acordo com informações do secretário de Estado dos Estados Unidos, o Brasil vai contar com o apoio americano a fim de conseguir itens importantes no combate à Covid-19, porém terá de esperar que a situação melhore nos EUA.
O chefe da diplomacia americana afirmou nesta terça-feira (14) que o “povo brasileiro pode contar com os Estados Unidos” para conseguir equipamentos de proteção individual, respiradores e testes, cuja produção industrial está crescendo internamente nos EUA. Isso acontecerá, segundo Pompeo, quando os Estados Unidos tiverem “começado a melhorar”.
“Quando chegarmos lá, acho que o Brasil deve saber que nós faremos tudo o que pudermos para garantir que tenham o que precisam”, afirmou.
Durante conversa telefônica com jornalistas, Pompeo afirmou que “todos nós estamos tentando garantir que tenhamos tudo o que precisamos nestes tempos desafiadores”.
Ainda segundo Pompeo, houve uma conversa com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araujo há poucos dias, sobre a colaboração entre os dois países e sobre ajuda humanitária ao Brasil. Segundo ele, há mais temas sendo discutidos para a cooperação bilateral no combate ao coronavírus, já que os EUA querem “coisas boas para o povo brasileiro também”.
“Nós estamos tentando ajudar a todos. Os Estados Unidos estão tentando garantir que terão equipamento para seu próprio povo, é isso que todos os líderes estão fazendo, é isso que o presidente Bolsonaro está fazendo, é isso que os países da América Latina estão fazendo. Eles (os países) querem garantir que tenham tudo que seus países precisam”, pontuou.