EUA: aliado de Trump é condenado por desacato ao Congresso
Steve Bannon não obedeceu a uma intimação CPI que investiga o ataque ao Capitólio
Foto: Reprodução/Redes sociais
Steve Bannon, aliado do ex-presidente norte-americano Donald Trump, foi condenado pela Justiça, nesta sexta-feira (22), por desacato ao Congresso. Ele desobedeceu uma intimação da CPI que investiga o ataque ao Capitólio dos Estados Unidos.
A Justiça considerou Bannon, de 68 anos, culpado de duas alegações de contravenção por ter se recusado a testemunhar ou fornecer documentos ao comitê da Câmara. A condenação por desacato ao Congresso tem pena de 30 dias a um ano de prisão, além de multa no valor de US$ 100 a US$ 100 mil. A pena de Steve Bannon ainda não foi fixada.
O Congresso decidiu que o ex-presidente Donald Trump deve ser responsabilizado pela invasão ao Capitólio. Membros da comissão alegam que Trump falhou na sua missão enquanto chefe de Estado e não fez nada para impedir que os seus apoiadores concretizassem o ataque.
A invasão ao Capitólio dos Estados Unidos ocorreu em janeiro de 2021, após apoiadores de Donald Trump não aceitarem a vitória de Joe Biden. O episódio deixou cinco mortos.