EUA buscaram China para negociar taxas de importação de 145%, diz mídia estatal chinesa
Autoridades dos EUA também esperam alívio nas tensões comerciais

Foto: Divulgação | Governo da China
Os Estados Unidos procuraram a China para negociar as tarifas de 145% impostas pelo presidente Donald Trump, informou uma conta de mídia social ligada à mídia estatal chinesa.
"Os EUA entraram em contato proativamente com a China por meio de vários canais, na esperança de manter discussões sobre a questão tarifária", disse o veículo Yuyuan Tantian em uma publicação em sua conta oficial na rede social Weibo, citando fontes anônimas.
Autoridades dos EUA, como o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o conselheiro econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, também esperam progresso no alívio das tensões comerciais.
Na noite de quarta-feira (30), o presidente Donald Trump disse que "agora somos respeitados no mundo" e que "todos os países" o procuram para fechar acordos comerciais, inclusive a China. Ele afirmou que assinará tratados comerciais, embora os Estados Unidos não precisem.
Questionado sobre a contração de 0,3% registrada na economia norte-americana, Trump respondeu que "não tem nada a ver" com o tarifaço.