EUA dão à China 72 horas para fechar consulado de Houston
Na decisão, EUA dizem que consulado estava servindo para espionagem

Foto: JASON LEE / AFP
Os Estados Unidos deram à China 72 horas para fechar o consulado em Houston após acusações de espionagem. Na decisão, o Departamento de Estado dos EUA disse nesta quarta-feira (22), que a missão chinesa em Houston estava sendo fechada “para proteger a propriedade intelectual americana e as informações privadas americanas”.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da China, Washington emitiu a demanda abruptamente na terça-feira (21), e a chamou de “escalada sem precedentes”. A pasta ameaçou retaliação não especificada. A porta-voz chinesa, Hua Chunying, disse no Twitter que a Embaixada da China em Washington recebeu “ameaças de bomba e morte” por causa de “calúnias e ódio” espalhados pelo governo dos EUA. “Os EUA deveriam revogar sua decisão errônea. A China certamente reagirá com contramedidas firmes”, disse ela.
Segundo especialistas em China, Pequim também pode optar por atingir consulados mais importantes em Hong Kong, Xangai ou Guangzhou, algo que pode prejudicar as empresas norte-americanas.