• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • EUA e aliados querem liberar reservas emergenciais de petróleo para conter cotação da commodity
Mundo

EUA e aliados querem liberar reservas emergenciais de petróleo para conter cotação da commodity

Nações estão considerando dispensar 70 milhões de barris de petróleo de seus estoques de emergência

Por Da Redação
Ás

EUA e aliados querem liberar reservas emergenciais de petróleo para conter cotação da commodity

Foto: Geraldo Falcão/ Agência Petrobras

Autoridades europeias e do Golfo Pérsico informaram que os Estados Unidos e outras grandes nações consumidoras de petróleo pretendem liberar 70 milhões de barris de petróleo de seus estoques de emergência à medida que os preços do petróleo aumentam.

A análise ocorre diante das preocupações com a oferta da commodity depois que a Rússia invadiu a Ucrânia, na madrugada da última quinta-feira (24).

Como informou as autoridades, os Membros da Agência Internacional de Energia (AIE), órgão com sede em Paris que representa a maioria das nações industrializadas, podem decidir nesta segunda (28) ou na terça (1) se vão explorar suas reservas nacionais estratégicas de petróleo. A medida inclui 40 milhões de barris dos EUA.

Os EUA pediram a Arábia Saudita que o líder da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) não reaja à medida interrompendo os aumentos de produção planejados.

De acordo com delegados da Opep, o grupo e seus aliados produtores de petróleo liderados pela Rússia planejam elevar sua produção coletiva em mais 400.000 barris por dia (bpd) em abril, em reunião marcada para o final desta semana. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário