EUA e China entram em acordo e suspendem novas tarifas sobre importações
Primeira fase de negociações foi um sucesso
Foto: Reprodução
O vice-ministro de comércio chinês, Wang Shouwen, afirmou nesta sexta-feira (13) em entrevista à imprensa que a primeira fase das negociações comerciais entre a China e Estados Unidos tiveram êxito. Por conta disso, as duas nações vão suspender a aplicação de novas tarifas sobre importações que deveriam entrar em vigor neste domingo (15).
Segundo o representante da China, os EUA concordaram em reduzi de forma gradativa as tarifas adicionais impostas aos produtos chineses. A China, em contrapartida, deve ampliar a proteção aos interesses empresariais estrangeiros em seu território. Ainda sobre o acordo, os chineses se comprometeram a incrementar a importação de energia e produtos agrícolas (incluindo trigo e milho) e farmacêuticos dos EUA.
De acordo com o presidente Donald Trump, as negociações da segunda fase vão ser iniciadas imediatamente, ao invés de aguardar as eleições de 2020. Sem o acordo, os Estados Unidos colocariam em vigor, a partir deste domingo (15), tarifas sobre US$ 160 bilhões em produtos chineses como telefones, consoles de videogame ou roupas esportivas.