Mundo

EUA e México deportam crianças em meio à pandemia da Covid-19

México deportou 447 crianças

Por Da Redação
Ás

EUA e México deportam crianças em meio à pandemia da Covid-19

Foto: Reprodução

Desde o início de março os Estados Unidos devolveram ao menos mil crianças migrantes desacompanhadas a México, El Salvador, Guatemala e Honduras, de acordo com o Unicef. O México também devolveu pelo menos 447 crianças migrantes para a Guatemala e Honduras no mesmo período.

A agência alertou que as crianças enfrentam riscos adicionais de segurança devido à percepção de que estariam infectadas com o coronavírus. “A Covid-19 está piorando ainda mais a situação negativa. Agora, a discriminação e os ataques se somam às ameaças existentes, como a violência de gangues que levaram essas crianças a sair em primeiro lugar”, afirmou Henrietta Fore, diretora executiva do Unicef. “Isso significa que muitas crianças devolvidas estão agora em risco dobrado se comparado ao período quando deixaram suas comunidades”, acrescentou.

O Unicef afirmou que segue fazendo esforços redobrados em toda a região para fortalecer os sistemas nacionais de proteção de crianças. A agência informou ainda que há relatos de comunidades na Guatemala e em Honduras impedindo a entrada de migrantes que retornaram, incluindo crianças, e ameaçando-os com violência.

Os Estados Unidos lançaram regras relacionadas ao coronavírus em março, permitindo que as autoridades de imigração deportem rapidamente os imigrantes ilegais encontrados na fronteira. Os dados mostram que cerca de 900 crianças desacompanhadas foram deportadas em março e abril sob essas regras.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário