EUA iniciam teste de vacina contra coronavírus em humanos
Primeira fase da pesquisa clínica envolve 45 voluntários, entre 18 e 55 anos
Foto: Reprodução/ Poder360
Cientistas dos Estados Unidos iniciaram na segunda-feira (16) o primeiro teste de uma possível vacina contra o coronavírus em humanos. De acordo com o comunicado dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla inglês), órgãos vinculados ao governo americano, a primeira fase da pesquisa clínica envolve 45 voluntários, com idades entre 18 e 55 anos. O primeiros paciente recebeu a dose em teste na segunda.
Conduzido pelo Kaiser Permanente Washington Health Research Institute (KPWHRI) e patrocinado pelos NIH, o estudo será conduzido em Seattle, no Estado de Washington, um dos mais afetados pelo surto de Covid-19 nos EUA.
Antes do teste em humanos, a possível vacina, chamada de mRNA-1273, demonstrou uma boa resposta quando foi testada em animais.
Depois da primeira fase, o possível imunizante ainda precisa passar por mais duas etapas de testes em humanos, nas quais o número de participantes será maior. A candidata à vacina foi desenvolvida pelos cientistas do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas na empresa de biotecnologia Moderna, em Cambridge, no Estado de Massachusetts.
Os voluntários estão divididos em três grupos e cada um deles receberá a dose com uma concentração diferente: 25 mcg, 100 mcg e 250 mcg.
Os participantes também serão acompanhados por um ano após a aplicação da segunda dose. Não há previsão de quando todas as etapas do teste serão finalizadas nem de quando a vacina estaria disponível à população caso apresente bons resultados.