• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • EUA querem banir do país câmeras de vigilância fabricadas por empresas chinesas

EUA querem banir do país câmeras de vigilância fabricadas por empresas chinesas

Ação visa combater supostas espionagens

Por Da Redação
Ás

EUA querem banir do país câmeras de vigilância fabricadas por empresas chinesas

Foto: Qilai Shen / Bloomberg

Os Estados Unidos querem banir do país produtos da Huawei Technologies e de quatro outras empresas chinesas de eletrônicos. Um dos objetivos dos reguladores dos EUA é retirar do país todas as câmeras de vigilância fabricadas por empresas chinesas, aumentando a pressão sobre fornecedores de tecnologia que supostamente oferecem riscos à segurança. A Hangzhou Hikvision Digital Technology e a Dahua Technology, cujas câmeras podem ser encontradas em escolas dos EUA e instalações municipais e estaduais, foram citadas em uma ordem emitida pela Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês) nesta quinta-feira (17).

A proposta visa proibir as vendas de equipamentos específicos de telecomunicações e vigilância das empresas em território americano. A ação da FCC inicia um período de revisão antes de uma votação final sobre o assunto. “Estamos tomando medidas diretas para excluir equipamentos e fornecedores não confiáveis das redes de comunicação”, disse a presidente em exercício da FCC, Jessica Rosenworcel.

Na proposta, a FCC disse que também pode revogar a autorização anterior para equipamentos das empresas, uma medida que pode obrigar escolas e outros clientes americanos a substituir os sistemas de câmeras. A FCC, o Congresso e a Casa Branca fazem grande pressão para garantir que os equipamentos da Huawei e da ZTE não sejam usados nas redes dos EUA, citando riscos de ciberespionagem que as empresas negam.

Em 2018, o Congresso votou para impedir as agências federais de comprarem equipamentos das empresas agora sujeitas à pressão da FCC. No ano passado, a agência colocou as empresas em uma lista de fornecedores cujos produtos são considerados uma ameaça à segurança nacional.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.